Erros no BDSM e o que faz de alguém red flag

Errar no BDSM não é coisa de Red Flag. Somos humanos e mesmo os mais cuidadosos, estudiosos e atentos de nós infelizmente estão sujeitos a errar. Nós jogamos um jogo de riscos e o erro, por si só, não faz de você um red flag. Você é red flag quando coloca parceires em risco por pura irresponsabilidade ou falta de estudo. Você é red flag quando não admite que errou. Você é red flag quando não oferece aftercare adicional e prolongado depois que um erro/acidente acontece. Você é red flag quando não responde nem se manifesta pública e legalmente quando as circunstâncias exigem. E, principalmente, você é um baita red flag quando se recusa a pedir desculpas, quando tenta minimizar seus erros ou culpabilizar a vítima. Aí não importa qua seja o tamanho do erro: você é red flag sim.

"Vamos conversar sobre erros no BDSM e até que ponto isso faz de alguém red flag*?

Parafraseando a autora e educadora norte-americana Princess Kali, “no BDSM a gente não deve pensar em termos de ‘se’ algo der errado, mas ‘quando’ algo der errado”.

Faz parte desse jogo de risco saber que, mesmo com todo o estudo e responsabilidade e minimização de riscos exigidos, erros e acidentes acontecem mesmo com os melhores e mais responsáveis de nós. Precisamos estar preparades para lidar com eles, sejamos tops, bottoms ou switchers.

Atenção: Este post é um recorte e não é nossa intenção passar a mão na cabeça de pessoas que cometem erros sistematicamente, conhecidas por terem atitudes reprováveis e que vão contra o princípio básico do consentimento por falta de caráter ou pura desonestidade, um caso em que não há discussão, são red flags perigosos.

*A expressão "red flag" tem duas definições no mundo do BDSM: pode ser apenas um sinal de alerta de que determinado comportamento é problemático (e, portanto, "levanta uma bandeira vermelha") e também é a forma como pessoas abusivas, com comportamentos problemáticos e não recomendadas para se relacionar são chamadas. Para ser considerada uma pessoa red flag na comunidade, denúncias de comportamentos de desrespeito ao consentimento, abuso, manipulação e chantagem não negociadas/consentidas, entre muitos outros, devem ser conhecidas.

E você, já cometeu erros nas suas práticas e relações? Como lidou com eles?"

Falamos sobre red flags no episódio #02 do Chicotadas, assim como no episódio #24, "Red Flags para Iniciantes" e no "Chicotinho #33: Guia de Segurança no BDSM".

Carrossel com fundo de tecido vermelho, desenho de bandeira vermelha e texto em branco, publicado originalmente em 28 de janeiro de 2021.

Verbete

Acessar Dicionário